A importância da prática by Sonia Mendes - Online English Teacher - Online

Sonia Mendes

Online English Teacher

perfil

A importância da prática

A importância da prática.

Independentemente do nr. de horas de Inglês que se estuda em contexto académico, o verdadeiro teste é feito quando é necessário comunicar em Inglês em contexto real - seja porque vai viajar, seja porque vai estudar ou trabalhar num país diferente ou porque trabalha no setor do turismo ou numa multinacional a nível europeu/mundial. Tenho-me cruzado com alunos que passaram ou estão a passar por esta realidade e todos eles referem que lhes falta melhorar a parte prática.
 

Uma das alunas com um inglês perfeito a nível gramatical e de vocabulário, dizia-me que nas reuniões com as equipas dos outros países quanto tem que intervir tem sempre vergonha do tempo que leva a transmitir as suas ideias.  Outra senhora que emigrou com a família, queria manter conversação com as outras mães, falar com as pessoas no supermercado ou no autocarro, mas “nada” saía.
 

No processo de aprendizagem dum novo idioma, uma das coisas maís difíceis de conseguir é confiança.
 

Até sentir confiança para manter uma conversação é necessário praticar, simular vários contextos repetidamente (role-play situations) - contextos do dia a dia, como uma ida a um restaurante ou supermercado, viajar, falar com as outras mães; ou contextos laborais, como atender uma chamada telefónica, escrever um email, preparar-se para uma entrevista ou uma reunião, termos específicos de cada negócio ou área profissional.
 

A gramática, vocabulário, leitura, podem aprender-se quase de forma autodidata com as inúmeras apps que existem no mercado, mas é necessário um professor que ajude na parte oral. Aulas onde o aluno seja “obrigado” a falar, a trabalhar a pronuncia e a usar o vocabulário e gramática para manter uma conversação. E é desta prática que saem erros que resultam em aprendizagem e em confiança.
 

Nos dias de hoje graças ao desenvolvimento tecnológico, praticar Inglês com um professor está ao alcance de todos. Agora é possível ter um professor “à mão” a partir duma app no telemóvel, com horário flexível, sem perder tempo em deslocações e buscas de parque de estacionamento, com preços acessíveis, com atividades dinâmicas e divertidas, preparadas de acordo com a necessidade do aluno. Nestas aulas o aluno trabalha toda a componente gramatical e de vocabulário mas há uma prevalência da oralidade, que o vai ajudar o aluno a melhorar o seu desempenho a todos os níveis e a ganhar confiança.

 

O lema é: praticar, errar, corrigir e conseguir!
 

Porque para ter confiança é necessário praticar.

Try a free class